Nesta segunda-feira (07/07), os alunos do 6º, 7? e 8? anos da Escola Vicentina Santa Ana viveram uma experiência única em Laranjeiras do Sul: uma visita imersiva à Indústria Mate Laranjeiras, referência na produção de erva-mate no Paraná. A ação faz parte do projeto Vivenciando a Prática, desenvolvido pela Associação De Olho no Material Escolar (DONME) e alinhado ao projeto escolar da Escola Santa Ana: “Aprendizagem Intercultural e as Regiões do Brasil”.
Na região, a DONME atua em parceria com o Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul, com o apoio da Cooperativa Coprossel, tornando possível essa e outras experiências que aproximam os alunos da realidade produtiva e cultural local.
Durante a visita, os estudantes acompanharam todo o processo de produção da erva-mate: da colheita, passando pelo beneficiamento industrial, até a embalagem do produto final. Além disso, conheceram mais sobre a importância econômica, histórica e cultural da erva-mate para o estado do Paraná e para o Brasil.
Para o aluno Gabriel B. Ribeiro, a experiência superou as expectativas:
A professora e coordenadora pedagógica Cristina Luz destacou os objetivos pedagógicos da visita:
O aluno Mateus Dagnoni também compartilhou sua experiência:
Quer participar?
Se você é professor ou gestor escolar e deseja levar seus alunos para vivenciar experiências como essa, entre em contato com o Sindicato Rural de Laranjeiras do Sul ou Coprossel. O projeto Vivenciando a Prática é voltado para escolas públicas e privadas de toda a região.
Fonte Coprossel.