COPEL ALERTA PARA RISCOS DE QUEDAS DE BALÕES NA REDE ELÉTRICA NO PARANÁ.

Notícias

COPEL ALERTA PARA RISCOS DE QUEDAS DE BALÕES NA REDE ELÉTRICA NO PARANÁ.

Ocorrências com balões seguem gerando risco de acidentes graves e desligamentos de energia em várias cidades do Paraná, alerta a Copel.


Estadual


   Nos primeiros cinco meses de 2025, a Copel atendeu 22 ocorrências de quedas de balões sobre a rede elétrica no Paraná, que provocaram desligamentos e afetaram centenas de unidades consumidoras em nove cidades.

   A prática, além de perigosa, é considerada crime ambiental pela Lei 9.605/98, com previsão de detenção e multa. Curitiba lidera o ranking, com 12 registros entre janeiro e maio deste ano.

   No mesmo período de 2024, foram 13 casos na capital. Depois de Curitiba, aparecem municípios como Colombo, Araucária, Maringá, Ubiratã, Borrazópolis, Cambé, Foz do Iguaçu e União da Vitória.

    De acordo com o gerente de Divisão de Construção e Manutenção da Copel para Curitiba, Marcos Mikuska, os riscos vão muito além dos desligamentos

   Em um dos casos mais recentes, no município de Colombo, quase 5 mil unidades consumidoras ficaram momentaneamente sem energia. Graças ao sistema automatizado da Copel, grande parte dos clientes teve o fornecimento rapidamente restabelecido. Porém, até a retirada completa do balão e o reparo da rede, 1.648 unidades permaneceram desligadas.

    A Copel reforça o alerta: ao identificar qualquer situação de risco envolvendo a rede elétrica, a população deve manter distância e acionar imediatamente o atendimento emergencial pelo telefone 0800 51 00 116, escolhendo a opção 1.


Fonte Rede AERP de Notícias.

 


17/06/2025
15:44
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp