O Governo Federal instituiu o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono.
O objetivo é desenvolver o hidrogênio de baixa emissão de carbono e o hidrogênio renovável, além de dar suporte à transição energética e estabelecer metas para o desenvolvimento do mercado interno desse tipo de hidrogênio.
A iniciativa também pretende incentivar o uso de hidrogênio de baixa emissão de carbono nos setores industriais de difícil descarbonização, como os de fertilizantes, siderúrgico, químico e petroquímico.
O novo programa prevê concessão de crédito fiscal na comercialização de hidrogênio de baixa emissão de carbono e seus derivados produzidos no território nacional. Para participar, os projetos devem cumprir pelo menos uma das regras, como a contribuição ao desenvolvimento regional, o estímulo ao desenvolvimento e à difusão tecnológica ou a contribuição à diversificação do parque industrial brasileiro.
O hidrogênio de baixa emissão de carbono é produzido a partir de fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa e biocombustíveis, energia nuclear. O governo acredita que, com as consequências do aumento de gases de efeito estufa na atmosfera, o assunto ganha cada vez mais destaque como opção eficiente para combater as mudanças climáticas.
Fonte Agência Rádio Gov, em Brasília.