O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, formalizou nesta quinta-feira a adesão do Paraná à Rede Oceano Limpo, movimento liderado pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano que visa a preservação e o bem-estar do meio ambiente marinho e dos ecossistemas costeiros.
A carta-compromisso foi assinada em solenidade em Paranaguá, no Litoral. Ainda durante o evento, foi lançado o documento “Mapeamento e análise de estratégias acerca das políticas públicas para o enfrentamento do lixo no mar no Estado do Paraná”.
O material, produzido pela Rede de Oceano Limpo em parceria com universidades e técnicos de diversas áreas de instituições públicas, fomenta a implementação e continuidade de ações e parcerias a longo prazo no enfrentamento aos resíduos marítimos.
O diretor-presidente do Instituto Água e Terra, José Luiz Scroccaro, destacou que a adesão complementa as iniciativas do Governo do Estado voltadas à proteção dos oceanos.
O diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, reforça o compromisso do Estado com a proteção dos oceanos.
A carta-compromisso assinada pelo Paraná na Rede Oceano Limpo define estratégias para o enfrentamento do lixo no mar. O documento é baseado em seis eixos temáticos: ciência, tecnologia e inovação; fomento; capacitação; combate ao lixo no mar; monitoramento; educação ambiental e comunicação. A abordagem segue três etapas: primeiro, definir as ações prioritárias, estabelecendo uma hierarquia. Depois, mobilizar setores competentes por meio de governança. Por fim, implementar ou continuar políticas públicas que promovam a preservação ambiental.
Fonte AEN.