SUS BATE NOVO RECORDE DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS EM 2024.

Notícias

SUS BATE NOVO RECORDE DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS EM 2024.

Foram mais de 14 mil transplantes no primeiro semestre deste ano; rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão são os órgãos mais doados em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.


Brasil


    Foram realizados 14.352 transplantes, entre janeiro e junho deste ano. Número maior que o do ano passado, quando foram registrados 13.900 procedimentos durante o mesmo período. Os órgãos mais doados foram rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além da córnea e medula óssea.

    O Sistema Nacional de Transplantes é o maior programa público do mundo, responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no Brasil. Cerca de 88% do financiamento é custeado pelo SUS, que atualmente conta com 728 estabelecimentos habilitados para a realização de transplantes em todos os estados.

     Em 2023, foram repassados mais de R$ 1 bilhão para o custeio de procedimentos de doação e transplantes. E até junho deste ano, o Ministério da Saúde já investiu R$ 718 milhões nos atendimentos.

     Para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, a pasta iniciou a campanha ‘Setembro Verde’.

     Em abril deste ano, o órgão se tornou parceiro do Conselho Nacional de Justiça e do Cartório Notarial do Brasil em uma iniciativa que permite a autorização para doação de órgãos e tecidos por meio de uma plataforma eletrônica. Para manifestar interesse, basta se registrar no aplicativo ou no site https://www.aedo.org.br

 

Fonte Agência Rádio Gov, em Brasília.

 


12/09/2024
15:55
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp