Conab deixa de estimar safra de soja recorde e cita 'danos irreversíveis' por estiagem.

Notícias

Conab deixa de estimar safra de soja recorde e cita 'danos irreversíveis' por estiagem.

"A Conab reportou problemas também em Goiás e viu impacto mais limitado em Mato Grosso, líder na produção nacional.


Variedades


   O Brasil deverá produzir 118,8 milhões de toneladas de soja na safra 2018/19, já em colheita, estimou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número representa um corte ante a previsão do mês passado, de 120,06 milhões, após a irregularidade nas chuvas e altas temperaturas afetarem as lavouras de alguns estados.

   Este é o 4º levantamento realizado para a safra. Com a revisão, o órgão deixou de apostar em uma produção recorde neste ano, apesar de um plantio histórico de quase 36 milhões de hectares, já que o novo volume fica abaixo das 119,3 milhões de toneladas colhidas na safra de 2017/18.

   Segundo a companhia, em Mato Grosso do Sul há casos de lavouras com mais de 25 dias sem precipitações. "Atrelada à falta de chuvas no segundo decêndio de dezembro, as temperaturas máxima e mínima foram elevadas no estado, situando-se bem acima da normal climatológica do período", afirmou a Conab, acrescentando que "o agravamento climático poderá provocar quebra da produtividade" na região.

   No Paraná, segundo maior produtor de soja do Brasil, também está prevista a ocorrência de perdas na produtividade da oleaginosa por causa do tempo quente e seco, "principalmente para aquelas lavouras semeadas mais cedo, atingidas pelas adversidades climáticas no estado de enchimento de grãos, a fase mais suscetível".

    "Acredita-se que para algumas lavouras os danos serão irreversíveis mesmo se as chuvas normalizarem, uma vez que a ocorrência das condições climáticas adversas, particularmente na parte oeste do estado, coincidem com o fato de a maior parte das lavouras estarem nos estádios de floração e frutificação", diz a nota do órgão.

 

Fonte: G1 Noticias.


15/01/2019
10:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp