Anatel diz que bloqueou 154.689 celulares piratas em 2018.

Notícias

Anatel diz que bloqueou 154.689 celulares piratas em 2018.

"A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ter bloqueado 154.689 celulares piratas no ano passado.


Estadual


   As notificações da agência começaram em fevereiro do ano passado, e o bloqueio, no Distrito Federal e em Goiás, em maio. Em dezembro, a Anatel começou a bloquear aparelhos piratas em dez estados: AC, ES, MS, MT, PR, RJ, RO, RS, SC e TO.

   Nesta semana, os usuários dos demais estados passaram a receber a notificação da agência. O bloqueio está previsto para a partir de 24 de março. Segundo a Anatel, já foram notificados 269.834 aparelhos irregulares. O bloqueio ocorre 75 dias após o envio da primeira mensagem de notificação.

   Os celulares piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou que têm o IMEI (número de identificação do aparelho) adulterado, clonado ou fraudado.

   Para saber o celular é pirata, basta discar *#06# e comparar se os 15 algarismos mostrados são os mesmos do adesivo do aparelho. Se o número não for o mesmo, o celular é ilegal, pode ser clonado, adulterado ou roubado.

   Segundo a Anatel, o usuário que receber as mensagens de notificação deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar os direitos como consumidor.

   Entre os celulares irregulares a serem bloqueados, afirmou a Anatel, há aparelhos que não oferecerem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira.

 

 

Fonte: G1.


10/01/2019
08:37
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp