Ipem faz alerta na compra de materiais escolares.

Notícias

Ipem faz alerta na compra de materiais escolares.

"O Ipem-PR alerta pais e responsáveis para que fiquem atentos na hora da compra do material escolar.


Variedades


   O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) alerta pais e responsáveis para que fiquem atentos na hora da compra do material escolar. Segundo o instituto é fundamental observar se os produtos possuem o Selo de Identificação da Conformidade, que atesta que eles atendem requisitos de segurança previstos nos regulamentos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. O Selo de Identificação da Conformidade deve estar afixado na embalagem ou diretamente no produto.

   O Inmetro, através da Portaria n°262 de 2012, determinou 25 produtos que devem seguir as normas estabelecidas neste regulamento, incluindo os itens importados. A justificativa é a presença de substâncias tóxicas de materiais que possam ser levados à boca ou com o risco de serem ingeridas e/ou inaladas, com bordas cortantes, ou a presença de pontas perigosas.

   O Ipem-PR iniciou na segunda-feira (7) em todo o Estado, junto aos postos de revenda e fabricantes, a coleta de materiais escolares como cadernos, cola branca, giz, massas para modelar, corretivos líquidos, tintas guache, papel A-4 para testes nos laboratórios do Instituto em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava. Um dos objetivos é verificar questões formais desses produtos, a fim de garantir ao consumidor que está adquirindo exatamente aquilo que está pagando.


Fonte: Bem Paraná.


09/01/2019
08:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp