79% DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ TÊM SALDO POSITIVO NA CRIAÇÃO DE EMPREGOS DE JANEIRO A MAIO.

Notícias

79% DOS MUNICÍPIOS DO PARANÁ TÊM SALDO POSITIVO NA CRIAÇÃO DE EMPREGOS DE JANEIRO A MAIO.

Em todo o Estado, são mais de 96 mil novos postos de trabalho no período.


Estadual


   79% dos municípios paranaenses registraram aumento no número de postos de trabalhos formais entre janeiro e maio de 2024, de acordo com os dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta quinta-feira. São 316 cidades que, ao longo dos cinco primeiros meses do ano, tiveram mais admissões formais do que demissões.

   Em todo o Estado, são mais de 96 mil novos postos de trabalho no período, o que faz do Paraná o terceiro maior empregador com carteira assinada do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, que são estados mais populosos.

    Em todo o Brasil, o saldo positivo de empregos no acumulado do ano foi de 1 milhão e 88 mil 955. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca o bom momento do estado na geração de empregos.

    O ranking é liderado por Curitiba, com um saldo positivo de 26 mil 829 novos postos de trabalho criados ao longo do ano. Na sequência, com mais de 4 mil empregos gerados, estão Maringá, Londrina e São José dos Pinhais e Cascavel, com mais de 3 mil.

   Outras 16 cidades tiveram um saldo positivo entre admissões e demissões entre 500 e mil novas vagas e 283 municípios criaram entre uma e 500 novos postos de trabalho formais. 7 cidades ainda tiveram um resultado estável, mantendo o mesmo número de empregos ao longo do ano.

    Os números do Caged mostram que o crescimento das oportunidades de trabalho está espalhado por todo o Paraná, atingindo cidades de diferentes tamanhos. Assis Chateaubriand, no Oeste, com 36 mil habitantes, registrou o 12º maior saldo de empregos do Estado em 2024, com mil 286 novos postos de trabalho, representando 31% das admissões. Investimentos de cooperativas e agroindústrias, como a Frimesa, estão impulsionando essa transformação econômica. Irati, na região Centro-Sul, teve 981 novos postos formais entre janeiro e maio de 2024, colocando a cidade como a 18ª maior empregadora do Estado.

    Com 59 mil habitantes, Irati registrou 8% de crescimento no estoque de empregos, com destaque para a expansão da Yazaki, que aumentou seu quadro de funcionários de mil e 500 para 2 mil. Rolândia, no Norte, teve mil e 68 novas vagas e 4,4% de variação no estoque de empregos, destacando-se pela indústria de alimentos. A JBS inaugurou uma das maiores fábricas de empanados e salsichas do mundo na cidade, com um investimento de 1 bilhão de reais.


Fonte AEN.


02/07/2024
17:47
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp