CAMINHO DA ESCOLA: NOVO PAC MODERNIZA FROTA DE TRANSPORTE ESCOLAR.

Notícias

CAMINHO DA ESCOLA: NOVO PAC MODERNIZA FROTA DE TRANSPORTE ESCOLAR.

Os novos modelos de veículos, com mais itens de segurança, acessibilidade e conforto para os estudantes, foram apresentados nesta quarta-feira (26), em Brasília. O investimento foi de mais de R$ 73,6 milhões.


Social


    A frota de ônibus do Programa Caminho da Escola foi renovada e modernizada. Os novos modelos foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, nesta quarta-feira (26), em Brasília. Uma exposição reuniu 162 veículos na Esplanada dos Ministérios. O investimento na frota foi de 73 milhões e 600 mil reais, do Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento.

      Os veículos são de última geração e apresentam 29 mudanças, como poltronas acessíveis, entradas USB para uso dos estudantes, ar-condicionado, Wi-Fi e rastreamento. Outra novidade é que os ônibus estão mais sustentáveis. A frota atende novas exigências do controle das emissões de gases poluentes e de ruído para veículos automotores pesados de uso rodoviário.

     Os ônibus também passaram a conter cintos retráteis nas poltronas dos estudantes, espaço para uma segunda cadeira de rodas, e o sistema limitador de velocidade foi alterado para 70km/h na descida.

     Ao todo são sete novos modelos de veículos escolares, sendo cinco tipos de Ônibus Escolar Rural e dois tipos de Ônibus Urbano Escolar Acessível.

    Segundo o MEC, o Novo PAC disponibiliza recursos para a aquisição total de 3 mil novos ônibus do Programa Caminho da Escola, que serão entregues até 2026. Nesta primeira etapa, 1.500 municípios foram contemplados, com um investimento total previsto de R$ 711 milhões, atendendo 147 mil estudantes.

   De acordo com o MEC, a padronização da frota pode reduzir os preços dos veículos e ampliar a transparência nas aquisições. Os gestores estaduais, distritais e municipais são os responsáveis pela aquisição dos veículos. A compra pode ser feita com assistência financeira do FNDE, com recursos próprios, ou com linha de crédito junto a instituições financeiras.

Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.

 

 


28/06/2024
15:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp