Águas se mantêm próprias para banho no Litoral e Interior do Paraná

Notícias

Águas se mantêm próprias para banho no Litoral e Interior do Paraná

"As águas das praias, represas e rios do Estado do Paraná continuam com boa qualidade.


Estadual


   De acordo com o terceiro boletim de balneabilidade do verão, emitido pelo IAP, Instituto Ambiental do Paraná, dos 49 pontos monitorados semanalmente no Litoral apenas um se mantêm impróprio para banho.

   Todos os 17 locais monitorados no Interior estão próprios. No caso do Litoral, além dos 49 locais monitorados, o boletim aponta dez rios e canais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. Estes pontos não são recomendados para os banhistas por conta da concentração de coliformes fecais, acima do limite legal. No boletim eles estão destacados em letras maiúsculas. Segundo o chefe do Departamento de Apoio e Amostragens Ambientais do IAP, Álvaro Cesar de Goes, pontos como o Rio Brejatuba, Canal de Caioba e Rio Matinhos são utilizados pelos banhistas, o que representa um grande risco à saúde.

   O terceiro boletim da temporada indica que os locais avaliados como próprios para banho na última semana se mantiveram. Segundo Góes, o banho continua não recomendado apenas na Ponta da Pita, em Antonina. Ao todo, são monitorados semanalmente 49 pontos na região – 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Já no Interior, o monitoramento é feito em 17 pontos de praias artificiais e represas nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio. Todos os pontos continuam próprios para banho.

   O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. Elas são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho. Boletins de balneabilidade são divulgados todas as sextas-feiras, durante a temporada de verão, e podem ser acessados pela população nos sites www.iap.pr.gov.br e verao.pr.gov.br.


Fonte: AEN Paraná.

 


07/01/2019
08:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp