Paranaenses foram protagonistas de boas notícias em 2018.

Notícias

Paranaenses foram protagonistas de boas notícias em 2018.

"Os paranaenses têm muitos motivos para se orgulharem.


Estadual


   O ano de 2018 foi um ano de boas notícias, grande parte delas protagonizadas por pessoas comuns que, em meio às dificuldades, encontraram formas de tornar o mundo melhor. E os paranaenses têm muitos motivos para se orgulharem.

   No primeiro trimestre deste ano, o Paraná ganhou um motivo de muito orgulho: o estado se tornou líder em número de doações e transplantes de órgãos no país. O estado conquistou a posição com 50,2 doadores efetivos a cada milhão de habitantes. No mesmo período, ficou em primeiro lugar em transplantes de rim e terceiro em transplante de fígado. Um único doador de órgãos e tecidos pode beneficiar até dez pessoas que aguardam por um transplante de órgão ou tecido.

   Em março, pesquisadores paranaenses do Instituto Carlos Chagas da Fundação Oswaldo Cruz, em Curitiba, desenvolveram uma molécula que pode reinventar o tratamento contra a leucemia e alguns outros tipos de câncer.

   Em junho deste ano, o Adam Robô, criado pela startup curitibana Prevention, ficou na 15ª colocação na Imagine Cup 2018 da Microsoft, a maior competição internacional de inovação. Um simpático robozinho que tem ajudado pacientes a identificarem problemas de vista.

   Em novembro, um projeto do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi selecionado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Dentre os 114 inscritos no país, apenas 16 foram selecionados para viajar até a Antártica para colher material para as pesquisas.

   Em setembro, um estudante de Curitiba foi centro das atenções na capital e no mundo. Naquele mês, ele representou o Brasil no Dia do Debate Geral da Organização das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça, em discurso para os representantes do Comitê de Direitos da Criança das Nações Unidas.

   Outro estudante paranaense criou uma lei para o Paraná neste ano. O rapaz propôs ao Legislativo a instituição do Dia e da Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, além de ações relacionadas ao tema. A lei foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 27 de setembro.

 

 

Fonte: Paraná Portal.


31/12/2018
08:50
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp