MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA TESTE PARA HTLV EM GESTANTES NO SUS.

Notícias

MINISTÉRIO DA SAÚDE INCORPORA TESTE PARA HTLV EM GESTANTES NO SUS.

Vírus ataca as células do sistema imunológico. Identificar a infecção em gestantes, antes do parto, é uma estratégia para prevenir a transmissão do vírus da mãe para o bebê.


Brasil


     O Ministério da Saúde ampliou o uso de testes para o diagnóstico do vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) em gestantes no pré-natal. O vírus ataca principalmente as células do sistema imunológico e pode provocar diversas doenças, especialmente de ordem neurológica, dermatológica e oftalmológica, além de cânceres como a leucemia.

     O diagnóstico da infecção pelo HTLV é realizado por meio de exames de sangue. A inclusão para as gestantes foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Identificar a infecção em gestantes, antes do parto, é uma estratégia para prevenir a transmissão do vírus da mãe para o bebê.

    Os testes incorporados são o ELISA, que serve para a triagem, assim como o PCR e o Western Blot, para a confirmação e definição do tipo do vírus. Todos já estavam disponíveis no SUS, porém para outras indicações. As áreas técnicas do ministério terão o prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS para o novo público-alvo.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.

 


19/04/2024
15:13
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp