Maior parque privado de geração eólica do Paraná deve iniciar instalação em 2019.

Notícias

Maior parque privado de geração eólica do Paraná deve iniciar instalação em 2019.

"Será construído no Sudoeste do estado um dos maiores parques privados de geração de energia elétrica por fonte renovável do Sul do país.


Estadual


    O Complexo Eólico de Palmas II recebeu autorização prévia concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná e pode iniciar a fase de licenciamento para a instalação e operação.

   Composto por oito usinas em 16 mil hectares (área equivalente a meia Curitiba), o novo parque terá potência projetada para cerca de 160 Megawatts, 64 vezes superior à pioneira Usina Elétrica de Palmas, que integra o parque gerador da Copel e está em operação desde 1999.

   A escolha da área para a instalação do complexo considerou a análise de estudos oficiais além de medições próprias que começaram a ser realizadas em 2009 pela dona do empreendimento, a Enerbios Consultoria em Energias Renováveis e Meio Ambiente.

   O cronograma de instalação e operação estabelecido para o Complexo de Palmas II prevê as instalações iniciais já entre maio e junho de 2019 e a expectativa é para o início da completa operação comercial em janeiro de 2023. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 1 bilhão.

   Localizada no município de Palmas, divisa com o estado de Santa Catarina, a área - arrendada a 50 produtores rurais – será aproveitada também para a manutenção, em paralelo, de práticas agrícolas como lavoura, pastagem e reflorestamento. Com a emissão da autorização inicial, ficam proibidas construções, terraplanagem ou desmatamento no local."



Leia mais em:  Gazeta do Povo.


28/12/2018
10:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp