CELULAR SEGURO VAI TER TECNOLOGIA PARA RASTREAR APARELHOS.

Notícias

CELULAR SEGURO VAI TER TECNOLOGIA PARA RASTREAR APARELHOS.

Sistema desenvolvido pela Polícia Civil do Piauí será nacionalizado. Ministério da Justiça e Segurança Pública e governo piauiense iniciaram tratativas para oficializar a parceria.


Brasil


    O programa Celular Seguro vai incorporar uma iniciativa exitosa de combate ao furto e roubo de celulares desenvolvida pelo governo do Piauí. A Polícia Civil do estado desenvolveu um programa de computador que armazena dados dos telefones celulares. Quando uma nova linha é habilitada, as empresas de telefonia informam em qual local e aparelho a nova conta foi criada. Caso haja um registro de furto ou roubo, o receptador é intimado, via WhatsApp, a comparecer a uma delegacia para esclarecer a situação.

    De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública piauiense, o índice de recuperação de aparelhos aumentou 139% no primeoro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.

    Nas próximas semanas, equipes do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do governo piauiense se vão se reunir para avaliar as possibilidades técnicas para nacionalizar a iniciativa por meio do Celular Seguro. O programa já permite que, em poucos cliques, o usuário cadastrado na ferramenta possa solicitar o bloqueio do telefone celular e de aplicativos financeiros instalados, evitando golpes e desestimulando esse tipo de crime. Já o projeto do Piauí é focado no rastreamento e recuperação dos aparelhos pelos donos.

     Até essa quinta-feira, mais de 1,8 milhão de pessoas já haviam se cadastrado no sistema Celular Seguro, lançado em dezembro passado. Mais de 37 mil alertas de bloqueio foram disparados.

 

Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.

 

 


09/04/2024
16:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp