CONFERÊNCIA NO PARANÁ APONTA 150 SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA.

Notícias

CONFERÊNCIA NO PARANÁ APONTA 150 SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA.

Em todo o país, os documentos compilados pelos estados contribuirão para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030.


Estadual


    Com 435 participantes, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná terminou nesta quinta-feira somando 150 sugestões de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento científico do Brasil nos próximos anos.

     Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Seti, o evento antecede a conferência regional, que será sediada pelo Paraná nos dias 25 e 26 de abril, com participação de representantes do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, ou CTI, dos três estados do Sul.

    As propostas levantadas serão revisadas e consolidadas na próxima semana para subsidiar a etapa regional da conferência nacional, que será realizada no período de 4 a 6 de junho, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília. Em todo o país, os documentos compilados pelos estados contribuirão para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030. Para o secretário Aldo Bona o evento representou o envolvimento do Estado e de toda a comunidade em torno dessas pautas.

     Ao longo desses dois dias os participantes discutiram diferentes cenários da ciência em sete grupos de trabalho. Entre os tópicos do eixo temático sobre o financiamento da pesquisa científica estão a percepção dos jovens sobre a ciência, o arcabouço legal e a biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial.

     Em relação à permanência de pesquisadores no Brasil, o debate girou em torno dos níveis de educação e da pós-graduação stricto sensu. Na área da inovação empresarial, os conferencistas dialogaram sobre redes colaborativas e investimentos para ampliar a quantidade de empresas inovadoras.

    No grupo de trabalho relativo aos programas e projetos estratégicos para a ciência nacional foi abordada a aplicação da Inteligência Artificial nas áreas de saúde, biotecnologia, agricultura, bioeconomia, energias renováveis e cidades inteligentes. O eixo divulgação científica articulou os cenários da alfabetização, do letramento científico e da percepção pública da ciência e do combate ao negacionismo e às falsas notícias.

    O evento estadual reuniu instituições públicas e privadas de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, comunidade acadêmico-científica, ambientes promotores de inovação, gestores e técnicos governamentais e agentes do setor produtivo empresarial. Foram dois dias de intensa programação, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, voltada para o fortalecimento da área de CTI.

    Para promover as conferências estadual e regional, a Seti articulou uma parceria institucional com a Secretaria da Inovação, Transformação e Modernização Digital, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e a UTFPR. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável com base no conhecimento.


Fonte AEN.

 

 

 


08/04/2024
15:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp