COM PROTAGONISMO NACIONAL NO SETOR, PARANÁ RECEBE ESTREIA DO CIRCUITO BIOGÁS NOS ESTADOS.

Notícias

COM PROTAGONISMO NACIONAL NO SETOR, PARANÁ RECEBE ESTREIA DO CIRCUITO BIOGÁS NOS ESTADOS.

A abertura do evento envolveu as principais autoridades do setor e contou com a participação do Governo do Estado.


Estadual


    O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a receber o Circuito Biogás nos Estados, em Curitiba, nesta segunda-feira. O evento foi realizado pela Associação Brasileira do Biogás, apoiado pela Fiep, e trata das particularidades, oportunidades e desafios do setor de biogás e biometano. Essas duas energias limpas provêm da biomassa, que é toda matéria orgânica vegetal ou animal, após passar por um processo de degradação por microrganismos, que é a digestão anaeróbia.

    As características agropecuárias e agroindustriais do Estado, o adequado saneamento e tratamento dos resíduos gerados, com destinação em aterros sanitários, e a força da indústria dão ao Paraná liderança no potencial produtivo dessas energias no Sul do País.

    A abertura do evento envolveu as principais autoridades do setor e contou com a participação do Governo do Estado, representado pelo secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, que ressaltou a importância de ampliar a produção energética a partir dos dejetos cada vez mais volumosos da agricultura paranaense.

     O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressaltou que a escolha pelo biocombustível já foi feita pelo Paraná, e que o Estado tem todas as condições de liderar esse projeto, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

     Herlon Almeida, coordenador do RenovaPR, programa do Governo do Paraná que ajuda produtores rurais nessa transição, ressaltou que o evento apresentou os grandes resultados do Estado no setor.

     William Wesendonck, gerente de divisão pecuária da Primato, disse que, além da cooperativa ter um caminhão rodando a biometano, em maio deste ano dá início a um novo projeto, que vai transformar, diariamente, dejetos de 30 propriedades em produtos sólidos que voltam às lavoura.

    Renata Isfer, presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás, explicou que a escolha do Paraná para receber o evento veio justamente pelo protagonismo nas energias limpas.

     O Paraná é o quarto estado brasileiro em produção de biogás, com 742 mil metros cúbicos por dia e 198 plantas de biogás, das quais 136 são de origem agropecuária. É o segundo estado com maior número de plantas instaladas. O potencial aponta para uma produção de mais de dois milhões de metros cúbicos por dia de biometano. 


Fonte AEN.


20/03/2024
15:46
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp