COM ENDIVIDAMENTO EM QUEDA, PARANÁ MANTÉM CONTAS EQUILIBRADAS E INVESTIMENTOS.

Notícias

COM ENDIVIDAMENTO EM QUEDA, PARANÁ MANTÉM CONTAS EQUILIBRADAS E INVESTIMENTOS.

Os números foram apresentados pela diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, nesta terça-feira, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná.


Estadual


    O Governo do Paraná obteve bons resultados financeiros em 2023, resultado do controle eficiente das contas públicas, mesmo em um período em que se observou evolução de despesas correntes.

    A Secretaria da Fazenda reduziu a taxa de endividamento de 58,3% em 2022 para 48,7% em 2023. No que diz respeito à poupança corrente, o Paraná registrou índice de 89,97% no Capag. O número indica bom equilíbrio entre as receitas correntes e as despesas obrigatórias. Por fim, a liquidez passou de 7,21% para 25,50%.

    Os números foram apresentados pela diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, nesta terça-feira, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a divulgação do Relatório de Gestão Fiscal de 2023. A prestação de contas é estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que governos estaduais e municipais devem apresentar ao Poder Legislativo o detalhamento das contas públicas a cada quadrimestre. As receitas correntes atingiram a marca de 62 bilhões e 700 milhões de reais ao longo de 2023.

    A cifra representa aumento real de 3% em comparação com o ano anterior. A diretora-geral explica que já as receitas de capital do Estado cresceram 137% em relação ao ano anterior.

    O aumento significativo nas receitas de capital foi impulsionado principalmente pela oferta de ações que destinou mais de 3 bilhões de reais ao Estado e transformou a Copel em uma corporação em agosto do ano passado.

    A Secretaria de Estado do Planejamento mantém um painel que permite acesso à execução desses recursos. Lançada em novembro do ano passado, a planilha já foi alimentada com dados referentes à destinação de 730 milhões de reais, recursos que serão investidos em obras e ações em diversos municípios. No total, já são 147 projetos.

    De acordo com a diretora-geral, de 2022 para 2023, as despesas correntes empenhadas aumentaram 12% em termos reais.

     O Paraná destinou 15 bilhões e 800 milhões de reais à educação e 5 bilhões e 900 milhões de reais à saúde no ano passado.


Fonte AEN.

 


29/02/2024
15:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp