PERÍODO DA PIRACEMA CHEGA AO FIM HOJE QUINTA-FEIRA NO PARANÁ.

Notícias

PERÍODO DA PIRACEMA CHEGA AO FIM HOJE QUINTA-FEIRA NO PARANÁ.

A partir de hoje, a pesca volta a ser permitida, seguindo a legislação ambiental.


Estadual


    Em vigor desde 1º de novembro de 2023, termina hoje quinta-feira (29) o período de defeso, a piracema, a restrição da pesca na bacia hidrográfica do Rio Paraná – que compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio. A partir de hoje, a pesca volta a ser permitida, seguindo a legislação ambiental.

     Entre as espécies protegidas no período estão bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva. Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como carpa, corvina, tilápia e tucunaré, entre outros, e peixes híbridos, que são organismos resultantes do cruzamento de duas espécies.

    A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome, porque, todos os anos, algumas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie.


Fonte Bem Paraná.

 


29/02/2024
15:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp