GOVERNO DO PARANÁ BUSCA NOVAS TECNOLOGIAS EM IRRIGAÇÃO PARA AGRICULTURA NO NEBRASKA.

Notícias

GOVERNO DO PARANÁ BUSCA NOVAS TECNOLOGIAS EM IRRIGAÇÃO PARA AGRICULTURA NO NEBRASKA.

O objetivo foi conhecer os produtos e serviços desenvolvidos pela multinacional e que podem ser importados, bem como apresentar potencialidades econômicas do Paraná


Estadual


    O governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou nesta segunda-feira a primeira missão internacional paranaense em 2024 em uma reunião com a Lindsay Corporation, uma empresa de irrigação sediada no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

    O objetivo foi conhecer os produtos e serviços desenvolvidos pela multinacional e que podem ser importados, bem como apresentar potencialidades econômicas do Paraná. Fundada em 1955 na cidade de Omaha, a Lindsay é especializada em irrigação e infraestrutura de água, com atividades no Brasil desde 2002. No início do mês, representantes da multinacional participaram de uma reunião com o governador no Palácio Iguaçu para apresentar detalhes das soluções para o setor.

    A empresa é conhecida principalmente pelos sistemas de pivô central, tecnologia que revolucionou a forma como a água é aplicada em campos agrícolas. Não por acaso, ela está instalada no Nebraska, que é referência mundial em tecnologia de irrigação de grandes lavouras.

    A ideia, de acordo com Ratinho Junior, é entender o que as melhores empresas do mundo estão fazendo e trazer os equipamentos ao Paraná.

    O governador contou que o primeiro encaminhamento concreto da reunião foi a assinatura de um acordo que prevê o envio de equipamentos da Lindsay para duas escolas agrícolas que integram a rede estadual de ensino.

     Para defender que a empresa expanda as atividades para o Paraná, a comitiva apresentou dados relacionados ao potencial para investimentos, como o fato do Estado representar a 5ª maior economia do Brasil. Para o vice-presidente para América Latina da Lindsay, Eduardo Navarro, a baixa proporção de áreas irrigáveis atualmente no Paraná representa um potencial gigantesco da tecnologia.

     Atualmente, 20% das áreas de cultivo no mundo são irrigadas, ao mesmo tempo em que correspondem por 40% da produção de alimentos. No Brasil, a irrigação atinge 5% das áreas. No caso da soja, por exemplo, o cultivo com irrigação é 20% maior do que onde o sistema não é usado em épocas normais. A diferença é ainda maior em períodos de seca. Ratinho Junior destaca que o aumento da produtividade por área também evita a necessidade de desmatamento.

     A agenda da comitiva paranaense no Nebraska vai até sexta-feira. Neste ano, o Governo do Paraná já tem missões agendadas para Flórida, Iowa e Nova York, também nos Estados Unidos, além de visitas ao Canadá, Polônia e Suécia. 

Fonte AEN.

 

 


21/02/2024
16:13
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp