Os avanços da infraestrutura, aliados à educação de qualidade e à industrialização dos produtos primários garantem que a agricultura paranaense seja cada vez mais forte, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante uma rodada de entrevistas às emissoras de rádio e TV durante o 36º Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel.
O aumento anual das safras da agricultura e dos abates da cadeia de proteína animal estão impulsionando um processo de agroindustrialização muito forte no Estado, destacou o governador.
Ele destacou também a atração de investimentos de grande porte, como os da Frimesa, Lar, C.Vale e Coopavel, na região Oeste, e o faturamento recorde das cooperativas, ultrapassando 200 bilhões de reais em 2023.
Do lado do pequeno negócio, Ratinho Junior lembra que o Governo do Estado apoia as agroindústrias, principalmente as da agricultura familiar, dentro de linhas de financiamento e investimento direto, como no Coopera Paraná e no Compra Direta Paraná.
O governador também falou sobre investimentos na área portuária. Ele comemorou o recorde de movimentação no Porto de Paranaguá em 2023, com mais de 60 milhões de toneladas movimentadas, antecipando a meta da empresa pública que administra os portos paranaenses.
Ratinho Junior também destacou as obras do Novo Moegão do Porto de Paranaguá, que vai agilizar o escoamento das mercadorias por linha férrea, a Nova Ferroeste e os feitos do Paraná na educação.
Fonte AEN.