VACINAÇÃO CONTRA DENGUE COMEÇA EM FEVEREIRO PARA PÚBLICO PRIORITÁRIO.

Notícias

VACINAÇÃO CONTRA DENGUE COMEÇA EM FEVEREIRO PARA PÚBLICO PRIORITÁRIO.

Imunizante será aplicado, inicialmente, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, de 521 municípios, localizados em 16 estados, além do Distrito Federal.


Saúde


    A partir de fevereiro, a vacina contra a dengue será aplicada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, de 521 municípios, localizados em 16 estados, além do Distrito Federal.

    As ações estratégicas para o enfrentamento da doença e outras arboviroses foram divulgadas nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. O processo foi definido em conjunto com representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios.

    Os locais de aplicação da vacina atendem a três critérios: são cidades com mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. A faixa etária selecionada concentra maior número de hospitalização por dengue, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

    O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

    De acordo com a pasta, a definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

    Até dezembro deste ano está previsto o total de cerca de 7 milhões de doses da vacina. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

    O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

   O Ministério da Saúde alerta para o aumento de casos de dengue no país e enfatiza que a principal medida preventiva continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.


Fonte Rede Nacional de Rádio.

 


29/01/2024
16:07
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp