PARA MANTER ESTOQUES DE SANGUE, HEMEPAR CHAMA DOADORES.

Notícias

PARA MANTER ESTOQUES DE SANGUE, HEMEPAR CHAMA DOADORES.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg, estar bem alimentado e hidratado.


Estadual


    Historicamente, os hemocentros de todo o País precisam lidar com os estoques baixos entre dezembro e janeiro. Isso acontece em parte por causa das férias. A queda de doações no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), sediado em Curitiba, foi perceptível logo na metade de dezembro, quando houve uma redução de 15% no número de doadores.

    Uma bolsa de sangue tem aproximadamente 450 ml e pode salvar até três pessoas. No Hemepar Curitiba são necessárias pelo menos 160 bolsas por dia para manter o estoque estável. Os tipos de sangue em escassez são o O+ e O-, que possuem alta demanda.

    Embora as doações tenham caído, a demanda de pacientes que necessitam de transfusão continua alta. O Hemepar conseguiu resgatar boa parte dos doadores por meio de divulgação nas redes sociais e nos demais canais de comunicação.

    De acordo com a diretora do Hemepar Curitiba, Vivian Raksa, o estoque está estável até o momento. “Nós acompanhamos a quantidade de bolsas armazenadas semanalmente. Se houver necessidade, faremos um novo chamamento”, explica.

     A estabilidade é momentânea, mas a equipe reforça a importância das doações, pois há pacientes que precisam de suprimentos regulares de sangue. É o caso de portadores de doença falciforme, como talassemia e os oncológicos.

     Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg, estar bem alimentado e hidratado. A pessoa interessada em doar pela primeira vez deve ir ao hemocentro mais próximo, onde preencherá um questionário para que a equipe clínica avalie se todos os requisitos para doação foram cumpridos.


Fonte Bem Paraná.

 

 

 


22/01/2024
16:47
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp