Segundo OCDE, boa formação faz a diferença nos países com os melhores docentes.

Notícias

Segundo OCDE, boa formação faz a diferença nos países com os melhores docentes.

"Salários importam e infraestrutura também.


Variedades


    Mas é uma boa formação dos professores desde a graduação, e que continua por toda a vida profissional, o que realmente faz diferença nos países com os melhores docentes e, por consequência, com as notas mais altas no Pisa – o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que examina alunos de 15 anos em mais de 70 países.

    Esse é uma das conclusões a que chegaram os pesquisadores da OCDE ao se debruçar sobre o perfil dos professores, a partir dos dados do Pisa 2015, a última edição com os resultados divulgados.

    O estudo focou em um pouco mais de 20 sistemas educativos que conquistaram as melhores notas. A maior parte dele está em regiões da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong, Macau e outras províncias chinesas) ou em países da Europa (Finlândia, Estônia, Alemanha, Noruega, Suíça, Holanda, Reino Unido e Eslovênia), aos que se somam Austrália e Nova Zelândia, na Oceania, e o Canadá, único representante do continente americano.

    Enquanto que, em geral, os cursos de Pedagogia duram quatro anos, em países como Finlândia, Eslovênia e Suíça a carga horária é de cinco anos e os estudantes passam por uma espécie de prova prática para serem aprovados. Na Alemanha, os cursos de Pedagogia duram sete anos, também com um exame prático exigente ao final do curso.


Leia mais em: Gazeta do Povo.


20/12/2018
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp