CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL: 23 ESTADOS E O DF EMITEM O DOCUMENTO.

Notícias

CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL: 23 ESTADOS E O DF EMITEM O DOCUMENTO.

A informação é do Serpro, empresa de tecnologia do governo federal que desenvolveu plataforma para sincronizar dados do cidadão, aumentar a segurança e garantir a autenticidade das informações


Brasil


   A Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida por 24 unidades da federação informou o Serpro, empresa de tecnologia do governo federal.

   O documento impresso e digital foi planejado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para substituir o antigo RG, utiliza o CPF como número único de identificação e adota diversas tecnologias do Serpro para sincronizar dados, ampliar a segurança e garantir autenticidade das informações.

   Com as adesões desta semana, a nova carteira de identidade já é emitida nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e também no Distrito Federal.

   Em dezembro do ano passado, o governo federal prorrogou até 11 de janeiro de 2024 o prazo para todas as unidades da federação emitirem o novo documento.

   Ao adotar o número do Cadastro de Pessoas as Físicas como Registro Geral Nacional, a CIN acaba com a duplicidade na identificação do cidadão, reduzindo a possibilidade de fraudes. Um dos objetivos é que, apenas com o documento, o cidadão possa ter acesso a seus prontuários no SUS, benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e eleitorais.

    As crianças também podem possuir a carteira, já que a inclusão do CPF nas certidões de nascimento é obrigatória desde 2017.

    O Serpro desenvolveu a tecnologia da nova carteira de identidade, com a sincronização do blockchain, uso de QR Code, integração com a plataforma Gov.Br, além de ter mecanismos que garantem a segurança e privacidade dos dados.

    Atualmente, três milhões de brasileiros têm a Carteira de Identidade Nacional emitida.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


15/01/2024
17:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp