GANHANDO O MUNDO: ESTUDANTES DO PARANÁ COMEÇAM A EMBARCAR PARA INTERCÂMBIOS DE 2024.

Notícias

GANHANDO O MUNDO: ESTUDANTES DO PARANÁ COMEÇAM A EMBARCAR PARA INTERCÂMBIOS DE 2024.

Mais de 12 mil alunos se inscreveram para esta fase do programa. Para concorrer a uma vaga, os adolescentes precisavam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%.


Estadual


    Os embarques dos estudantes da rede estadual de ensino que farão intercâmbio pela quarta fase do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná, começaram nesta sexta-feira. Ao todo, mil alunos viajarão a cinco países diferentes ao longo de 2024 nesta edição do programa.

    O primeiro grupo, composto por 28 alunos, decolou do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com destino à Inglaterra. Nas próximas semanas, outros estudantes também viajam rumo aos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Os adolescentes ficarão um semestre letivo nos países de destino, estudando e conhecendo a cultura local. Além de aprender uma nova língua, os estudantes viajam com o objetivo de compartilhar a experiência cultural de viver em outro país com os colegas quando retornarem para suas escolas de origem.

    O coordenador do programa Ganhando o Mundo na Secretaria da Educação, Marlon de Campos Mateus, explica sobre todo o processo.

    Na sala de embarque para a viagem do primeiro grupo de alunos intercambistas, a expectativa tomava conta dos 28 adolescentes. Ana Luiza Marioti Nunes, de 15 anos, moradora de Realeza, no Sudoeste do Paraná, está no grupo. Desde que recebeu a notícia que tinha sido uma das selecionadas para o programa, ela vem tentando controlar a ansiedade pesquisando sobre o destino dela, a cidade de Canterbury.

    Os alunos contaram que a alegria de terem sido selecionados para o intercâmbio foi compartilhada com colegas de escola. Como parte do objetivo do programa, eles devem dividir e disseminar as experiências e conhecimentos com os demais. Melissa Poplade, também de São José dos Pinhais, disse que os amigos de escola ficaram tão felizes quanto ela quando souberam que ela viajaria para a Inglaterra.

    Mais de 12 mil alunos se inscreveram para esta fase do programa. Para concorrer a uma vaga, os adolescentes precisavam ter média superior a 7 e frequência acima de 85%. Já a classificação para o intercâmbio considerou três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

   Ao todo, mais de 81 milhões de reais serão investidos pela Secretaria de Educação nesta etapa para cobertura de todos os custos do intercâmbio. Com mil alunos selecionados, esta é a maior edição da iniciativa, que foi criada em 2022.


Fonte AEN.

 


15/01/2024
17:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp