DEPÓSITOS DE MARCAS E PATENTES CRESCEM EM 2023.

Notícias

DEPÓSITOS DE MARCAS E PATENTES CRESCEM EM 2023.

O INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, divulgou nesta semana boletim com os dados preliminares de dezembro e do acumulado do ano. Pedidos de patentes aumentaram 2,9% e de marcas 6,4%.


Brasil


    Boletim Mensal de Propriedade Industrial divulgado pelo INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, nesta segunda-feira, indica que em 2023, aumentaram os depósitos em patentes, marcas, programas de computador e indicações geográficas.

   De acordo com os resultados das estatísticas preliminares do mês de dezembro, no acumulado de 2023, houve crescimento de 2,9% no número de pedidos de patentes; 6,4% em marcas; 16,1% em programas de computador; e 22,7%, em indicações geográficas.

    Pedidos de averbações de contratos de tecnologia e de desenhos industriais tiveram redução.

   Quanto às concessões, 2023 teve aumento de 29,3% nos registros de marcas e de 56,6% nos registros de programas de computador. Já as concessões de patentes sofreram queda de 21,1% no período.

   Em relação ao perfil dos depositantes, os resultados apontam que os países que mais depositaram pedidos de patentes de invenção foram os Estados Unidos, Brasil, China, Alemanha e Suíça.

   Dentre os pedidos de residentes no Brasil, as pessoas físicas responderam por 34% dos 4.971 depósitos de patentes de invenção. Já dentre os mais de 387 mil depósitos de marcas, 51% são de micro-empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.

 


10/01/2024
15:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp