EXPORTAÇÕES PARANAENSES CRESCEM 13,7% EM 2023, MELHOR DESEMPENHO DO SUL E SUDESTE.

Notícias

EXPORTAÇÕES PARANAENSES CRESCEM 13,7% EM 2023, MELHOR DESEMPENHO DO SUL E SUDESTE.

O incremento registrado pelo Estado no último ano foi o maior do Sul e Sudeste do País.


Estadual


    Com uma receita superior a 25 bilhões de dólares oriundas de vendas para outros países em 2023, o Paraná estabeleceu um novo recorde anual de exportações. O valor é 13,7% superior ao resultado obtido pelo Estado em 2022, quando a receita foi de pouco mais de 22 bilhões, e também representa um crescimento muito acima do nacional, que foi de apenas 1,7% no mesmo período, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

    O incremento registrado pelo Estado no último ano foi o maior do Sul e Sudeste do País. O bom desempenho recente no comércio exterior fez com que o Paraná passasse de sexto para quinto maior exportador do País.

    De acordo com o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, Jorge Callado, os resultados das exportações coroam um ano excepcional para a economia do Paraná, cujo PIB acumulou alta de 6,91% nos três primeiros trimestres do ano passado.

     No total, as mercadorias produzidas no Estado desembarcaram em 215 destinos. Os maiores compradores foram a China, a Argentina e os Estados Unidos, responsáveis por 28%, 6,3% e 5,8%, respectivamente, do total comercializado pelo Paraná em 2023.

    O México aparece em quarto, fechando a "lista do bilhão". Em sentido oposto, as importações estaduais de itens fabricados no Exterior somaram mais de 18 bilhões de dólares no ano passado, uma queda de 18,8% em relação a 2022.


Fonte AEN.

 


10/01/2024
15:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp