PARANÁ FECHA O ANO COM 18.858 PESSOAS ATENDIDAS COM REMÉDIOS GRATUITOS ENTREGUES EM CASA.

Notícias

PARANÁ FECHA O ANO COM 18.858 PESSOAS ATENDIDAS COM REMÉDIOS GRATUITOS ENTREGUES EM CASA.

A inclusão no programa é realizada por meio das próprias farmácias das Regionais de Saúde, que entram em contato com os pacientes elegíveis para esse tipo de recebimento.


Estadual


   O programa Remédio em Casa, da Secretaria estadual da Saúde, deu mais um salto no número de usuários. Em 2022, eram atendidas 15 mil 384 pessoas. Em 2023 já são 18 mil 858 paranaenses que sofrem de doenças crônicas e recebem os medicamentos gratuitamente sem sair de casa. O serviço tem o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos, dispensando o deslocamento a uma unidade da rede de farmácia do Estado, além de garantir segurança, conforto e comodidade à população.

   Essas vantagens, aliada a cuidadosa organização do programa, explicam o aumento contínuo no número de usuários: eram três mil 653 pessoas em 2019, ou seja, um salto de 416% no número de usuários em cinco anos. Ao todo, 49 itens fazem parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e podem ser enviados ao cidadão pelo Correio.

    São medicamentos de uso contínuo, exceto aqueles medicamentos sob controle especial e os mantidos refrigerados. Para o secretário da pasta, Beto Preto, o programa vai de encontro a proposta da gestão estadual: levar a saúde para mais perto das pessoas.

   Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli, as farmácias da rede estadual que fazem o serviço de entrega em casa foram estruturadas para este tipo de atendimento e os servidores foram devidamente capacitados.

    A inclusão no programa é realizada por meio das próprias farmácias das Regionais de Saúde, que entram em contato com os pacientes elegíveis para esse tipo de recebimento. A inscrição é realizada presencialmente na Farmácia Estadual, onde o paciente ou representante legal preenche um Termo de Adesão ao programa.

    Para manter o cadastro ativo, é preciso renovar o processo a cada seis meses, com a atualização de todos os documentos necessários para a solicitação. As farmácias do Estado atendem mais de 411 mil usuários cadastrados para o recebimento de 280 itens, entre medicamentos e insumos, de alto custo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e do Elenco Complementar. A rede estadual tem 23 farmácias localizadas nas 22 Regionais de Saúde.


Fonte AEN.


28/12/2023
17:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp