CONDUTOR ESCOLAR ENTRA NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES.

Notícias

CONDUTOR ESCOLAR ENTRA NA CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES.

Ao ter a profissão incluída na lista, os trabalhadores ganham visibilidade e acesso a direitos como seguro-desemprego, qualificação, saúde ocupacional. E também farão parte das estatísticas de mercado de trabalho, como o Caged.


Brasil


   Os condutores escolares foram incluídos na lista de Classificação Brasileira de Ocupações. A atividade deve fazer parte do site do Ministério do Trabalho e Emprego já a partir de 2024.

   A inclusão foi viabilizada pelo FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com o ministério, e apoio da Fipe, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo.

   A vantagem é que esses profissionais, agora, ganham visibilidade em sua atividade, e passam a ter acesso a programas de formação e qualificação profissional e de intermediação de mão de obra, além de seguro-desemprego e saúde ocupacional.

   Além disso, o condutor de transporte escolar vai fazer parte de registros públicos e das estatísticas oficiais do mercado de trabalho, como o Caged, Cadastro Geral de Emprego e Desemprego.

   O FNDE, que financia o transporte escolar nas escolas públicas por meio do Pnate, Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, destacou que o reconhecimento da profissão é a demonstração de valorização da atividade por parte do governo e que fortalece as políticas de transporte escolar, ao garantir a qualidade e a segurança dos alunos.

   Isso porque o condutor de transporte escolar lida com um público que precisa ser tratado de forma personalizada, por isso é um profissional que tem relação indireta com o acesso ao ensino de forma digna.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


18/12/2023
16:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp