MOSCA-DA-CARAMBOLA: DECLARADA EMERGÊNCIA FITOSSANITÁRIA EM 4 ESTADOS.

Notícias

MOSCA-DA-CARAMBOLA: DECLARADA EMERGÊNCIA FITOSSANITÁRIA EM 4 ESTADOS.

Ministério da Agricultura emitiu declaração nesta segunda-feira (13) para os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. A emergência vai ter duração de um ano devido ao risco de dispersão e pelos prejuízos que a praga pode causar ao setor.


Brasil


   O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou nesta segunda-feira portaria declarando estado de emergência fitossanitária por causa da ocorrência de mosca-da-carambola, uma praga quarentenária, nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

    A emergência vai ter duração de um ano devido ao risco de dispersão e pelos potenciais prejuízos que a praga pode causar ao setor.

    As diretrizes e medidas a serem adotadas para o enfrentamento da mosca-da-carambola ainda serão divulgadas após publicação de ato do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

    Mas a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura já está tomando algumas providências, dentre elas a delimitação da área sob quarentena no estado do Pará e a revisão dos procedimentos operacionais e do protocolo de controle para a praga.

    O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação.

     A praga Bactrocera carambolae, nome científico da mosca, causa danos não apenas na cultura de carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju e pitanga.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


16/11/2023
16:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp