Pesquisadores brasileiros desenvolvem pomada contra picada da aranha-marrom.

Notícias

Pesquisadores brasileiros desenvolvem pomada contra picada da aranha-marrom.

"Pesquisadores do Instituto Butantan (IB), de São Paulo, criaram uma pomada contra a picada letal da aranha-marrom.


Brasil


   Conhecida cientificamente como Loxosceles e medindo entre 3 e 4 centímetros de comprimento, o animal é considerado venenoso e, sua picada, além de causar muita dor, pode ocasionar a necrose da pele, a falência dos rins e, em casos mais graves, levar à morte.

   O tratamento atual envolve a limpeza do local, o uso de corticoides e remédios para aliviar a dor. Em casos moderado a grave, também é indicado o uso do soro antiaracnídico, conforme avaliação médica. Pesquisadores do Instituto, no entanto, afirmam que, em breve, uma pomada poderá favorecer o tratamento, reduzindo o tempo de cicatrização e a ação do veneno.

   O medicamento foi testado em células humanas in vitro e em animais, especificamente coelhos, e apresentou resultados positivos. Desde outubro, está em estudo clínico fase 3 conduzido em Santa Catarina, junto ao programa de pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal (UFSC) e ao centro de informações toxicológicas do estado.

   Após os resultados da fase 3, que precisam mostrarem-se positivos entre humanos, a pomada precisará receber a liberação dos órgãos competentes. Além disso, será preciso encontrar interessados na produção, caso o Instituto não possa fazer esse papel.

 

Fonte: Gazeta do Povo.


13/12/2018
08:20
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp