Desde o lançamento da Carteira de Trabalho Digital, em setembro de 2019, o aplicativo contabiliza 1 bilhão e 600 mil acessos.
No mesmo período, foram habilitados mais de 68 milhões de documentos digitais. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela tecnologia.
A Carteira de Trabalho no formato Digital foi instituída por meio de portaria para substituir o documento de papel, passando a ser emitida automaticamente para toda cidadã ou cidadão, brasileiro ou estrangeiro, com inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas.
Ela permite que o trabalhador acompanhe todos os registros de sua vida laboral, que constam das bases governamentais, inclusive os já estavam registrados na Carteira de Trabalho em papel.
Com o aplicativo, o documento pode ser solicitado sem que a pessoa precise ir a uma unidade física.
Depois que carteira de trabalho é emitida, basta habilitar o documento no próprio aplicativo ou na plataforma gov.br.
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível nas lojas virtuais da Apple e do sistema Android. E também pode ser acessada pelo portal gov.br.
Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.