SAÚDE ALERTA PARA VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO NO PARANÁ.

Notícias

SAÚDE ALERTA PARA VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO NO PARANÁ.

Números vinham em queda nos últimos anos, mas dados preliminares de 2023 mostram efeito das campanhas.


Estadual


   O Brasil não registra novos casos de poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, desde 1.989 – no Paraná, o último diagnóstico ocorreu em 1.986. Não houve mais casos no país, porém, com a constante queda na taxa de coberturas vacinais, o retorno da pólio é uma preocupação.

    A meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% para o público-alvo formado por crianças abaixo de 1 ano de idade. De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), em 2015 a cobertura da pólio no Paraná era de 97,39%. Porém, com o passar dos anos houve uma redução considerável, chegando a 80,75% em 2021.

    No ano passado, os dados apontam que somente 84,12% das crianças abaixo de 1 ano receberam a dose do imunizante. Em 2023, o número parcial é de 92,61%.


    Com objetivo de alertar os gestores de saúde e a população sobre a importância de manter o controle desta doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data de 24 de outubro, como o “Dia Mundial de Combate à Poliomielite”.

    A pólio é uma doença grave e contagiosa causada pelo poliovírus e pode provocar graves implicações no sistema nervoso central.

    Exemplos a atrofia e a paralisia de membros, especialmente dos inferiores, causando paralisia principalmente em crianças. Há o risco de os músculos respiratórios também serem afetados, resultando até em óbito.


Fonte Bem Paraná.

 

 


26/10/2023
15:58
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp