PARANÁ LANÇA LINHA DE CRÉDITO PARA FORTALECER TURISMO NÁUTICO E PESQUEIRO.

Notícias

PARANÁ LANÇA LINHA DE CRÉDITO PARA FORTALECER TURISMO NÁUTICO E PESQUEIRO.

O lançamento foi durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra


Estadual


   O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou neste sábado, em Guaíra, no Oeste, o programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica.

    O lançamento foi durante o Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra, evento filantrópico promovido pela prefeitura e pela Associação Assistencial da cidade, que reuniu 158 equipes de pesca do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

    O governador também devolveu ao Rio Paraná cerca de 30 peixes nativos dentro do programa Rio Vivo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável. Destinado a fortalecer empreendimentos voltados ao turismo náutico e pesqueiro, o novo programa foi desenvolvido pela Fomento Paraná, em parceria com a Superintendência de Pesca e Bacias Hidrográficas da pasta do Desenvolvimento Sustentável, com a Secretaria do Turismo e Federação Paranaense de Pesca Esportiva.

    Os recursos são do Ministério do Turismo e Fundo de Desenvolvimento Econômico. O governador frisou que o investimento em atividades relacionadas ao setor turístico vem sendo uma diretriz desta gestão.

    O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, explica que pelo grande potencial hídrico do Paraná, é possível incrementar o turismo a partir da nova linha de crédito.

    O Estado conta com os três únicos estaleiros do país focados na pesca esportiva, fábricas de reboques e dois dos maiores corredores de migração de peixes do país, nos rios Piquiri e Ivaí. Este último possui, inclusive, uma reserva de pesca esportiva. O secretário do Turismo, Marcio Nunes, lembrou que o programa ajuda uma cadeia produtiva já consolidada.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         O programa Fomento Turismo, Pesca e Náutica é composto por duas linhas de crédito distintas com taxa de juros de 0,65% ao mês. A linha Pesca e Náutica, é destinada a apoiar pescadores profissionais, artesanais e barqueiros independentes, que atuam em atividades como a condução de turistas ou guias de pesca.

   A segunda linha conta com recursos do Fundo Geral do Turismo e dispõe de créditos para investimentos fixos e aquisição de bens. Podem ser atendidas empresas de micro, pequeno ou médio porte sediadas no Paraná e cadastradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo. Durante o lançamento já foram assinados os primeiros contratos de financiamento.

    O primeiro beneficiado foi Edvaldo dos Santos, 46 anos, morador de Foz do Iguaçu. Pescador profissional com carteira desde 2006, ele trabalha há mais de 30 anos no Lago de Itaipu. O peixe capturado por Edvaldo é vendido diretamente ao consumidor ou na cooperativa em Foz do Iguaçu.

    Durante o lançamento da linha de crédito, o governador também anunciou o investimento de oito milhões e 400 mil reais no recape asfáltico da estrada rural que liga o distrito de Dr. Oliveira Castro à cidade de Guaíra. Seis milhões e 800 mil reais são recursos do Estado e um milhão e 600 mil vem da prefeitura.

Fonte AEN.

 


24/10/2023
16:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp