Dia do Engenheiro 11 de Dezembro.

Notícias

Dia do Engenheiro 11 de Dezembro.

"A palavra engenharia vem do latim ingeniare que significa inventar, assim muitos inventores, de certa forma, poderiam ser considerados engenheiros.


Variedades


   O engenheiro é um profissional que aplica os conhecimentos científicos, técnicos de engenharia, com base na matemática e usa a criatividade para atuar na resolução de problemas técnicos. Os engenheiros são responsáveis por projetar materiais, estruturas, desenhar projetos técnicos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança.

   A origem do dia do engenheiro está na regulamentação da profissão, que ocorreu em 10 de Abril de 1993, pelo decreto de lei n° 23.569. Porém a profissão de engenheiro já existe há muito anos. A palavra engenharia vem do latim ingeniare que significa inventar, assim muitos inventores, de certa forma, poderiam ser considerados engenheiros.

   Desde a revolução industrial, passando pelo avanço da tecnologia, a profissão de engenheiro ganhou destaque. Inicialmente a principal formação em engenharia era a de engenheiro civil, que se tornou uma das profissões fundamentais do mundo moderno, atuando como responsável por novas construções e obras civis, porém com as novas demandas da sociedade, a necessidade de atuação dos engenheiros foi ampliada para a indústria metalúrgica, elétrica, aeronáutica, computação, química, meio ambiente, entre outras, que necessitavam de mão de obra especializada para seu desenvolvimento e acabaram por consolidar diversos ramos da engenharia.

   O Brasil é um dos países que apresenta alta demanda para engenheiros, através da perspectiva e oportunidade de crescimento a médio e longo prazo, desta forma apresentando a necessidade de mão de obra qualificada em diversos setores. Infelizmente o índice de engenheiros formados ainda está abaixo do necessário, Países asiáticos e desenvolvidos formam cerca de 3 a 4 vezes mais engenheiros que o Brasil

   Hoje existem mais de 30 tipos de engenharia no qual é possível seguir carreira, porém dependendo das mudanças no mercado e em tecnologias esse número poderá  se expandir.

   Parabéns a todos os engenheiro dentro da sua formação acadêmica pelo seu dia!

 

Fonte: Calendarr.


11/12/2018
08:42
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp