COM ÁREA RECORDE DE 87 MIL HECTARES, COLHEITA DA CEVADA CONTINUA EM RITMO ACELERADO.

Notícias

COM ÁREA RECORDE DE 87 MIL HECTARES, COLHEITA DA CEVADA CONTINUA EM RITMO ACELERADO.

O volume é bastante superior à média de 2% neste mesmo período em anos anteriores.


Estadual


    A colheita da cevada segue em ritmo acelerado no Paraná. Com área recorde de 87 mil hectares pode ter também a melhor produção, com 397 mil toneladas, caso o clima favoreça o produto que ainda está a campo. A análise preliminar das consequências de chuvas e da situação de outras culturas está no Boletim de Conjuntura Agropecuária relativo à semana de 6 a 11 de novembro.

    O levantamento dos técnicos do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Seab, aponta que 11% da área com cevada já está colhida. O volume é bastante superior à média de 2% neste mesmo período em anos anteriores. Além disso, 50% do que resta em campo está em maturação, mostrando antecipação das lavouras.

    Em parte, a situação já era esperada, pois os dois mil hectares de acréscimo de área neste ano, em relação a 2022, ocorreu em região mais quente, como nos Campos Gerais e Norte Pioneiro. Apesar do início promissor em termos de rendimento e qualidade, ainda há preocupação, pois as condições de lavouras boas baixaram de 95% para 90% em uma semana, em razão das chuvas ocorridas, e ainda há previsão de mais precipitações. O tempo chuvoso também preocupa os produtores de trigo do Paraná.

    A colheita evoluiu, mas foi interrompida pelas chuvas que atingiram o Estado no dia 4 e só cessaram no domingo. Aproximadamente 380 mil hectares continuam no campo, com 54% em maturação, fase em que eventuais chuvas podem prejudicar a qualidade do produto. O engenheiro agrônomo Carlos Hugo explica sobre a influência da chuva.

    Nesta semana começou a colheita da safra 2023/24 de cebola no Paraná. Foram plantados quase três mil hectares, sendo 18,6% menor que os três mil e 300 hectares do ciclo anterior. Projeta-se uma produção de mais de 94 mil toneladas, o que significa redução de 12,1% em relação às mais de 107 mil toneladas de 2022/23.

    O feijão está com 66% dos 111 mil hectares estimados já semeados para esta primeira safra. O plantio da soja segue acelerado no Estado. Nesta semana o percentual plantado atingiu 31% da área estimada de quase seis milhões de hectares.

    O percentual de área plantada da safra de milho 2023/24 chegou a 85% dos 314 mil hectares previstos. O boletim do Deral analisa ainda uma oscilação do preço da arroba bovina no patamar médio de 239 reais nos últimos dias. A competição com a carne de frango, que tem preço em queda desde o início do ano, continua exercendo pressão no setor.

Fonte AEN.


16/10/2023
17:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp