PARANÁ INVESTE R$ 8 MILHÕES EM NOVA PLATAFORMA PARA APRIMORAR ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS.

Notícias

PARANÁ INVESTE R$ 8 MILHÕES EM NOVA PLATAFORMA PARA APRIMORAR ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS.

O programa tem duração prevista de cinco anos


Estadual


    O Governo do Estado vai investir quase oito milhões de reais para aprimorar o monitoramento e a emissão de alertas sobre a ocorrência de desastres naturais no Paraná. A ação integra o programa Paraná Eficiente, um projeto de inovação e modernização administrativa com base no meio ambiente, saúde e gestão pública.

    O programa tem duração prevista de cinco anos, com investimento total de 130 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial. As parcelas dessa quantia são liberadas conforme a evolução do projeto, comprovada através de visitas técnicas. Integram a coordenação do Paraná Eficiente o IAT; a Casa Civil; as secretarias de Estado do Planejamento e da Saúde; e a Defesa Civil.

    O Instituto Água e Terra desenvolveu o programa Inovação Ambiental do Paraná, o i9 Ambiental. Por meio dele, são destinados recursos para que a Defesa Civil qualifique o sistema de alertas para desastres ambientais com base na interpretação e integração de dados. Além disso, o IAT ajuda nos mapeamentos que identificam os locais com maiores riscos de desastres naturais.

    O Núcleo da inteligência Geográfica e da informação é quem vai operacionalizar o i9. A coordenadora dele, Sonia Burmester do Amaral, afirmou como vai funcionar a plataforma nesse primeiro momento.

     O mapeamento dos pontos mais vulneráveis a inundações acontece na área de referência da Bacia do Alto Iguaçu, a partir da Região Metropolitana de Curitiba. Já a identificação de lugares com maior probabilidade de deslizamentos ocorre em 53 municípios do Paraná. Chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil, o capitão Anderson Gomes explica que a partir do investimento na parceria com o IAT, o órgão conta com um novo sistema de informação.

     Por meio do i9, a Defesa Civil ainda adquire novas estações telemétricas hidrológicas, permitindo a tomada de decisões antecipadas. O projeto integra a Plataforma Inteligente de Gestão Ambiental, composta também pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental e planejada para ser um hub de sistemas interconectados entre si pela Infraestrutura de Dados Espaciais do Paraná chamada GeoPR. Além disso, entre as inovações previstas, está a automação, na qual o próprio sistema pode, por exemplo, negar o licenciamento ambiental de corte de árvores nativas em áreas de preservação. O i9 conta com investimento global de 25 milhões de dólares.


Fonte AEN.

 

 

 

 


13/10/2023
17:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp