PCPR ORIENTA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOBRE B.O. E MEDIDA PROTETIVA.

Notícias

PCPR ORIENTA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOBRE B.O. E MEDIDA PROTETIVA.

O registro do B.O. é indispensável para levar ao conhecimento da autoridade policial a ocorrência do crime.


Estadual


   A Polícia Civil do Paraná orienta mulheres vítimas de violência doméstica sobre a importância de registrar boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva de urgência. Essa orientação é permanente, mas reforçada neste dia 10 de Outubro, Dia Nacional de Luta contra a violência à mulher.

    O registro do B.O. é indispensável para levar ao conhecimento da autoridade policial a ocorrência do crime, e assim viabilizar diligências para que a conduta seja investigada e o autor responsabilizado. De acordo com a delegada Emanuelle Siqueira, é importante que o registro do B.O seja realizado o quanto antes.

    O B.O. pode ser feito em qualquer delegacia do Estado e, nas cidades em que há delegacia da mulher, a vítima pode comparecer diretamente na unidade especializada. Além disso, crimes como ameaça, injúria, dano, difamação, calúnia, lesão corporal e vias de fato podem ser denunciados de forma online, através do site da Polícia Civil do Paraná.

   Crimes de maior potencial ofensivo, como tentativa de feminicídio, crimes sexuais, perseguição devem ser registrados na unidade policial. É também diretamente na delegacia que deve ser solicitada a medida protetiva, providência que a vítima deve tomar em qualquer situação em que se ache em risco, conforme explica a delegada.

    A medida protetiva é uma ordem judicial concedida com a finalidade de proteger um indivíduo que esteja em situação de perigo ou vulnerável. A delegada esclarece que ela é concedida com fundamento na Lei Maria da Penha para coibir a prática de violência doméstica e familiar. A delegada ressalta a necessidade de a mulher levar ao conhecimento do Poder Judiciário e da polícia os casos em que o agressor descumpra a medida.

     A Polícia Civil do Paraná possui 21 Delegacias da Mulher pelo Estado. As unidades atendem exclusivamente vítimas mulheres, para que elas sejam atendidas com o profissionalismo, a atenção e os cuidados devidos neste tipo de situação. Para denunciar casos de violência contra a mulher, a população pode utilizar os números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia, e o Ligue 180, serviço da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos. Eles funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.


Fonte AEN.

 


12/10/2023
16:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp