PARANÁ TEM NOVE CIDADES NA LIDERANÇA DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NACIONAL.

Notícias

PARANÁ TEM NOVE CIDADES NA LIDERANÇA DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NACIONAL.

O levantamento foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social


Estadual


   Toledo, Castro, Cascavel, Arapoti, Nova Aurora, Guarapuava, Tibagi, São Mateus do Sul e Cerro Azul. Estas nove cidades paranaenses estão na dianteira da agropecuária do Brasil, liderando, em 2022, a produção nacional de pelo menos 12 produtos que vêm do campo.

   O levantamento foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes, com base na Pesquisa da Pecuária Municipal, PPM, que saiu nesta quinta-feira, e na Pesquisa Agrícola Municipal, PAM, divulgada na última sexta-feira pelo IBGE. As pesquisas reúnem todas as informações nacionais sobre o tema.

    O Estado mantém a liderança na produção animal, mas a estiagem que comprometeu a safra de 2021/2022 acabou impactando na produção agrícola. O Valor Bruto da Produção Agropecuária calculado pelo Departamento de Economia Rural, que tem metodologia um pouco diferente, já tinha apontado realidade similar, com 34 municípios no clube do bilhão. Com um rebanho de 909 mil porcos, Toledo, na região Oeste, liderou a produção suína brasileira no ano passado.

    Cascavel ficou em primeiro lugar na criação de galináceos, somando mais de 21 milhões de animais. Cianorte, no Noroeste, foi o quarto maior produtor nacional, com quase 14 milhões de unidades. No Brasil, o efetivo de galináceos subiu 3,8%.

    O Brasil é o maior exportador mundial de frangos, e a região Sul, liderada pelo Paraná, concentra a maior parte do abate de aves do Brasil. A produção de pescados é liderada por duas cidades do Oeste paranaense. Nova Aurora e Palotina.

    O Paraná também faz dobradinha na produção de leite, com Castro e Carambeí. Outras duas cidades estão no pódio da produção de mel de abelha. Arapoti, no Norte Pioneiro, e Ortigueira, nos Campos Gerais. Assim como na pecuária, os municípios paranaenses também se destacam na agricultura e fazem com que o Estado lidere a produção nacional de cevada, feijão, mandioca e erva-mate, além de culturas como o triticale e o centeio, como mostra o novo levantamento da Produção Agrícola Municipal, do IBGE.

    O Paraná também lidera ou é protagonista em outras culturas. O plantio do feijão no Estado representa 71% do cultivado no País e atingiu um valor de produção de quase três bilhões de reais.


Fonte AEN.


25/09/2023
14:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp