GOVERNO LANÇA CADERNETA DE SAÚDE DO IDOSO E NOVAS VERSÕES PARA CRIANÇAS E GESTANTES.

Notícias

GOVERNO LANÇA CADERNETA DE SAÚDE DO IDOSO E NOVAS VERSÕES PARA CRIANÇAS E GESTANTES.

O lançamento aconteceu durante o evento “Paraná que cuida – Criança, Gestante e Pessoa Idosa”


Estadual


   O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, Sesa, lançou nesta sexta-feira a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e apresentou os novos modelos da Criança e da Carteira da Gestante. As três novas versões começaram a ser distribuídas nas unidades de saúde dos 399 municípios e devem ser preenchidas pelos profissionais durante o atendimento.

   O lançamento aconteceu durante o evento “Paraná que cuida – Criança, Gestante e Pessoa Idosa”, no município de Cascavel, região Oeste do Paraná. Uma importante ferramenta para o registro de informações, acompanhamento e desenvolvimento da saúde, os novos documentos estão atualizados, com mais orientações para as famílias e novos espaços para ajudar no diagnóstico de condições de saúde, especialmente das crianças.

   O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressaltou que o compromisso é cuidar da população paranaense em todos os ciclos de vida.

    Outros três encontros devem ocorrer ainda neste mês para orientação e abordagem das diretrizes destes novos documentos, abrangendo todas as macrorregiões do Estado. Um dos grandes diferenciais da Caderneta da Pessoa Idosa é o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional, um compilado de informações do paciente que possibilita avaliação detalhada para a identificação do idoso frágil, além de facilitar o entendimento entre as pessoas com mais de 60 anos e os cuidadores, familiares ou diferentes profissionais da rede.

   Os principais objetivos da caderneta são aumentar o controle sobre doenças e agravos e reduzir as incapacidades e dependências do idoso, com avaliação funcional e psicossocial.

   A Carteira da Gestante traz agora uma proposta inovadora de avaliação a ser preenchida pelo profissional de saúde na consulta puerperal: a saúde mental materna. Essa mudança é um marco na avaliação da equipe de saúde, ampliando ainda mais o cuidado com a mulher durante a gestação.


Fonte AEN.

 

 

 

 

 


18/09/2023
16:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp