SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESENVOLVE AÇÃO RELACIONADAS AO SETEMBRO AMARELO, MÊS DEDICADO A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

Notícias

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESENVOLVE AÇÃO RELACIONADAS AO SETEMBRO AMARELO, MÊS DEDICADO A CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

O tema da campanha desse ano é “Se precisar, peça ajuda”.


Estadual


   O Setembro começou e trouxe com ele o amarelo dos ipês. Mas a beleza dessa árvore que encanta ruas e praças da cidade não vem sozinha. Traz com ela um alerta sobre um tema que precisa ser debatido sempre: o Suicídio. O dia 10 de setembro foi oficialmente o Dia Mundial de Prevenção. Porém as ações referentes à campanha acontecem durante todo o mês. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do assunto. 

   O tema da campanha desse ano é “Se precisar, peça ajuda”. É muito importante saber identificar quando alguém está pensando em suicídio, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos. O assunto deve ser tratado com empatia e principalmente orientar a pessoa a buscar ajuda médica com profissionais capacitados para o manejo da situação. 

   Em Laranjeiras do Sul, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que possui equipe médica, de enfermagem e multiprofissional, é o órgão responsável por atender pacientes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. 

    O Dr. Alexey Moura Gonçalves, médico Psiquiatra e que atende os pacientes de Laranjeiras do Sul no CAPS, toda terça-feira, informa que o setembro amarelo nos convida a reforçarmos a discussão sobre saúde mental.

    Dr. Alexey disse que a campanha do setembro amarelo é referência na prevenção ao suicídio. No entanto, ele lembra que esse trabalho é realizado pelo CAPS durante todo o ano. 

    Dr. Alexey falou sobre a importância do tema que é abordado durante o setembro amarelo.

    Duas ações serão desenvolvidas pelo CAPS neste mês. Dia 20 de setembro, entrega de flores amarelas e folders informativos na Praça José Nogueira do Amaral e no comércio. A ação será realizada em parceria com o Rotary Clube. Já no dia 21 de setembro, capacitação para os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem sobre a conscientização e prevenção ao suicídio.


Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.


12/09/2023
16:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp