5 de dezembro - Dia Mundial do Solo.

Notícias

5 de dezembro - Dia Mundial do Solo.

"A criação desta data visa fazer todas as pessoas refletirem sobre o modo como tratam a terra, além de lembrar quais os diversos benefícios do solo para a vida."


Variedades


   O solo é essencial para proporcionar a alimentação humana; conservar a biodiversidade; reduzir o impacto das mudanças climáticas; criar agroenergia; sustentar construções; proteger águas subterrâneas e superficiais; entre outras funções.

   No Brasil, o solo ainda é alvo de debate em outras datas: Dia Nacional da Conservação do Solo (15 de abril) e Dia Internacional da Mãe Terra (22 de abril).

   O Dia Mundial do Solo foi criado pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo, durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkog, na Tailândia, em 2002.

   Na ocasião, a escolha do dia 5 de dezembro como data para esta celebração é uma homenagem ao Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, conhecido pelo seu trabalho de preservação do solo e de apoio às questões ambientais.

   Para oficializar a data, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de dezembro de 2013, aprovou através da Resolução nº 68/232 o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo.

   Esta data é incentivada anualmente por diversos órgãos de proteção ambiental, com destaque para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

 

 

Fonte: Calendarr.


05/12/2018
08:15