PARANÁ ALCANÇA MAIOR PRODUÇÃO SEMESTRAL DE FRANGOS E SUÍNOS DA HISTÓRIA EM 2023.

Notícias

PARANÁ ALCANÇA MAIOR PRODUÇÃO SEMESTRAL DE FRANGOS E SUÍNOS DA HISTÓRIA EM 2023.

O número de abates do primeiro semestre é 3,6% maior do que o recorde anterior


Estadual


   O Paraná segue aumentando a produção de frangos, cadeia produtiva que lidera com 34,2% de toda a produção do País. De acordo com os dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira, foram abatidas 532 milhões de unidades de frango de abril a junho deste ano, o que já gera acúmulo de um bilhão no primeiro semestre, o maior registro da história em volume.

   O número de abates do primeiro semestre é 3,6% maior do que o recorde anterior, registrado no segundo semestre de 2022. Além disso, o resultado é 7,7% superior ao volume produzido no mesmo período do ano passado.

    O crescimento na produção de frangos do Paraná também segue em ritmo mais acelerado que a média nacional. Em todo o Brasil, a produção no semestre registrou alta de 2,2%. Os dados mostram que desde o segundo semestre de 2021, quando o Paraná registrou mais de um bilhão de unidades abatidas pela primeira vez, o Estado vem batendo sucessivamente os recordes semestrais de produção de frangos.

   Os números levaram o Paraná a ampliar a vantagem que tem perante os outros estados. Atualmente, o Estado responde por mais de um terço da produção. O levantamento do IBGE também apontou outro recorde na produção de alimentos do Estado.

   De janeiro a junho, o Paraná registrou o maior número de abate semestral de suínos na série histórica, iniciada em 1997. Foram quase 6 milhões de unidades ao longo dos seis primeiros meses do ano, o que representa um crescimento de 2,3% a mais do que o semestre anterior.

   Os números mantêm o Paraná como o segundo maior produtor nacional de carne de porco. Os resultados do Paraná na produção de proteína suína também são melhores do que a média nacional. Em todo o Brasil, a produção do primeiro semestre de 2023 foi de 28 milhões e 200 mil unidades, o que representa uma oscilação negativa de 0,1% em relação ao semestre anterior.

   Os dados divulgados nesta quarta-feira também mostram que 615 mil bovinos foram abatidos no semestre no Paraná, o que representa uma queda de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. No recorte trimestral, o Estado registrou 322 mil abates bovinos de abril a junho. No 2º trimestre de 2023, a produção de ovos de galinha foi de um bilhão de dúzias em todo o País.

   Essa quantidade é 2,9% maior que a do mesmo trimestre em 2022 e supera em 2% o trimestre imediatamente anterior. A produção foi a segunda maior já registrada. E com 10,1% da produção nacional, Paraná é o segundo maior produtor de ovos do Brasil.


Fonte AEN.

 

 


08/09/2023
16:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp