NO SUL DO PAÍS, 44% DOS MOTORISTAS PASSAM MAIS DE UMA HORA NO TRÂNSITO POR DIA.

Notícias

NO SUL DO PAÍS, 44% DOS MOTORISTAS PASSAM MAIS DE UMA HORA NO TRÂNSITO POR DIA.

Estudo da CNI aponta que 53% dos respondentes da região dizem que o tempo na direção afeta a qualidade de vida


Estadual


   Quase metade dos moradores da região sul passa mais de 1 hora por dia no trânsito das grandes cidades. Esse porcentual chega a 44% do total. As informações são da pesquisa de opinião pública sobre Mobilidade Urbana e Trabalho, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os respondentes, 53% afirmam que o tempo gasto em deslocamento afeta um pouco ou muito a qualidade de vida e 44% se sentem menos produtivos.

    O levantamento da CNI não especifica as respostas por cidades, ou capitais, por isso os resultados são fornecidos conforme a região. De acordo com a pesquisa, o tempo de deslocamento não teve grande alteração depois da pandemia da Covid-19. 56% dos respondentes disseram que o tempo permaneceu o mesmo. Para 34%, o tempo aumentou um pouco ou muito, enquanto para os outros 8% o tempo diminuiu pouco ou muito.

    Entre os motivos para aumento de tempo no deslocamento, estão a redução das linhas de ônibus e aumento no fluxo de automóveis, com 23% e 20%, respectivamente. Entre os que gastam menos tempo agora, mudança de rotina e mudança de hábitos foram os principais, com 20% e 16%, respectivamente

   Quanto aos meios de transporte, 20% dos respondentes passaram a andar mais de ônibus, enquanto 18% passaram a utilizar mais os carros de aplicativo. 32% passaram a utilizar menos carros de aplicativos, mas somente 19% dos respondentes utilizam menos ônibus. Nos carros próprios ou de família, 31% utilizam com a mesma frequência, 18% utilizam mais e 12% utilizam menos.

    Para quem passou a utilizar carros com mais frequência, 67% começou por ser mais rápido e 38% devido ao conforto. Para os que utilizam menos, 42% listou o preço do combustível como principal motivo para optar por outros meios de transporte. A bicicleta, aliás, também apareceu na pesquisa. 11% dos sulistas passaram a utilizar este meio de transporte com maior frequência.

Fonte Bem Paraná.

 


24/08/2023
15:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp