TREINAMENTO DE SOCORRISTAS DESENVOLVIDO PELA UEM SERÁ USADO PELO CORPO DE BOMBEIROS.

Notícias

TREINAMENTO DE SOCORRISTAS DESENVOLVIDO PELA UEM SERÁ USADO PELO CORPO DE BOMBEIROS.

A pesquisa mapeou quatro métodos amplamente utilizados para o treinamento de resgatistas para propor uma nova metodologia


Estadual


    Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UEM, Universidade Estadual de Maringá, resultou em um manual para treinamento de profissionais socorristas. A nova metodologia que reduz o tempo para o resgate de vítimas de acidentes veiculares foi incorporada aos cursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, com previsão para ser aplicada ainda neste ano.

   O estudo foi realizado pelo estudante de mestrado Édson Dalla Valle em 2021. A proposta “Prosalve – Modelo de Capacitação Profissional no Salvamento Veicular: proposição e teste experimental”, possibilita que o resgate seja realizado de forma mais rápida e assertiva. Bombeiro militar há 17 anos, Édson conta que a pesquisa passou por algumas etapas em que avaliou metodologias já consolidadas.

    Com o conhecimento estruturado, ele elaborou uma proposta e aplicou testes em dois grupos de pessoas para avaliação. O grupo de tratamento, que seguiu as orientações do Prosalve, e o grupo de controle, que utilizou a metodologia convencional. Doutor em Sociologia, o professor Ednaldo Aparecido Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, orientador do trabalho, comentou que a proposta obteve resultado positivo depois da comparação.

     A pesquisa mapeou quatro métodos amplamente utilizados para o treinamento de resgatistas para propor uma nova metodologia. Segundo o pesquisador, um ponto importante detalhado no manual é a Etapa de Reconhecimento 360º. Nessa fase, o resgatista reconhece visualmente o cenário e avalia as condições para as tomadas de decisões em relação aos riscos e ao resgate das vítimas.

    Na nova metodologia, depois de avaliar o cenário com cuidado, o profissional toma decisões mais assertivas para os resgates. Edson, que integra a Câmara Técnica de Salvamento Veicular do Corpo de Bombeiros do Paraná, apresentou esse novo método para o colegiado como sugestão para os treinamentos e instruções da corporação. O presidente da Câmara, Major Ícaro Gabriel Greinert, explica que a avaliação seguiu critérios para então ser aprovada.

    O Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da UEM propõe trabalhos de pesquisa voltados para o aprimoramento da gestão pública, a partir da proposição de novas políticas públicas. O professor Ednaldo explicou que há muitos exemplos de trabalhos de conclusão de cursos já implementados ou encaminhados para diferentes órgãos públicos.


    De acordo com o professor, há outros trabalhos que se tornaram instrumentos de avaliação, E todos eles de alguma maneira geram um produto que pode ser aplicado e se tornar políticas públicas em nível estadual ou municipal.

 

Fonte AEN.

 


14/08/2023
15:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp