ESTADO INVESTIRÁ R$ 2,3 MILHÕES EM NOVAS PESQUISAS SOBRE ENERGIA ZERO CARBONO.

Notícias

ESTADO INVESTIRÁ R$ 2,3 MILHÕES EM NOVAS PESQUISAS SOBRE ENERGIA ZERO CARBONO.

São exemplos de fontes de energias renováveis para produção de eletricidade a eólica ou solar.


Estadual


   O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Seti, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, lançou nesta quinta-feira, na Universidade Estadual de Maringá, o Napi, Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação, Energia Zero Carbono, EZC.

   O investimento previsto é de cerca de dois milhões e 300 mil reais. O novo arranjo constitui uma iniciativa inovadora na qual universidades públicas paranaenses, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e startups se unem com o objetivo de promover o desenvolvimento de produtos e processos que englobam EZC.

   Integram este arranjo pesquisadores das universidades estaduais de Maringá, Londrina e do Centro-Oeste, das federais do Paraná e Tecnológica Federal do Paraná, além do Instituto Federal do Paraná.

   O conceito de Energia Zero Carbono está diretamente ligado à geração de energia elétrica sem a emissão de gases que contribuem para a formação do efeito estufa. Zero carbono significa que não há emissão de gás nocivo na atmosfera na exploração de um produto ou serviço.

   São exemplos de fontes de energias renováveis para produção de eletricidade a eólica ou solar.

  Segundo a Fundação Araucária, já são 57 Napis em andamento ou em construção, envolvendo temas como nanotecnologia, bioinformática, Educação do Futuro e Inteligência Artificial para o Agro. Informações sobre o Napi podem ser obtidas pelo e-mail napi_ezc@iaraucaria.pr.gov.br.

 

Fonte AEN.

 

 

 

 

 


14/08/2023
15:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp