PREFEITURA ENTREGA PRÊMIOS AOS ALUNOS E PROFESSORES DESTAQUES DO PROJETO CROTALÁRIA.

Notícias

PREFEITURA ENTREGA PRÊMIOS AOS ALUNOS E PROFESSORES DESTAQUES DO PROJETO CROTALÁRIA.

O Lions Clube fez a aquisição das sementes que serviram de base ao projeto


Local


    As Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o LIONS Clube, vem desenvolvendo desde 2017 o Projeto “Crotalária”. O objetivo é promover o estímulo do aumento da população de predadores naturais de larvas e do mosquito Aedes aegypti. Com a intenção de sensibilizar a comunidade escolar, o projeto foi desenvolvido com as crianças, despertando neles, os valores positivos e a responsabilidade de cada um. 

    O Lions Clube fez a aquisição das sementes que serviram de base ao projeto. As sementes foram acondicionadas em sacos personalizados contendo informações prévias de plantio e distribuídas aos alunos. Os educadores tiveram a liberdade de criarem atividades voltadas ao tema bem como a elaboração do concurso que estimulou o empenho e aprendizado das turmas conforme sua faixa etária. Já a Vigilância Epidemiológica acompanhou as atividades com orientações e fomentando a importância do controle biológico estratégico como forma de prevenir a doença. 

   Todas as crianças receberam um certificado e um kit com caderno, caixa de lápis de cor, estojo, borracha, apontador, marca texto e lápis. As professoras receberam como incentivo R$ 400,00 e o CMEI um Data Show. 

 

ALUNOS PREMIADOS

Educação Infantil

Escola Municipal do Campo João Rodrigues – Jardim II

Aluno: Antônio Miguel de Castilho

 

CMEI Sementinha do Saber – Jardim I

Aluno: Lorenzo de Ramos Nazari

 

CMEI Nossa Senhora das Graças – Jardim I e Integral

Aluno: Isaac Nogueira Filho 

 

Educação Fundamental

Escola Therezinha Maria Moretto Andreetta – 2º ano

Aluna: Beatriz Zuconelli da Silva

 

Escola Rural Pe. Josimo M. Tavares – 4º ano

Aluno: Mateus Nunes Goetz

 

Escola Água Verde – 2º ano

Aluno: Pablo Trento de Oliveira

 

PROFESSORAS PREMIADAS

-Alice Cristiane Scopel Ramos e Nelci Rodrigues dos Santos – CMEI Nossa Senhora das Graças

-Ana Paula Madra – Escola Água Verde

 

   CMEI PREMIADO

Divina Providência

   O que é a Crotalária?

   A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

   A Crotalária tem uma flor amarela, parecida com a canola, e pode ser cultivada no jardim, vasos ou onde quiser. Quando floresce, a planta atrai insetos, entre eles uma libélula que deposita seus ovos na mesma água que o mosquito. As larvas da libélula devoram as larvas dos mosquitos e os próprios mosquitos adultos. 

 

Fonte Prefeitura de Laranjeiras.

 

 


14/08/2023
15:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp