COM PRÓ-BIO, IAT E SIMEPAR AMPLIAM PARCERIA PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.

Notícias

COM PRÓ-BIO, IAT E SIMEPAR AMPLIAM PARCERIA PARA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.

O investimento é de 8 milhões de reais e o vínculo se estende até 2026.


Estadual


    O Instituto Água e Terra, IAT, ampliou a parceria com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Simepar. Os órgãos, ambos vinculados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Sedest, formalizaram em julho o quarto contrato de gestão vigente, desta vez para a implementação do projeto Pró-Biodiversidade.

     O acordo prevê investimentos em atividades para apoiar, fortalecer e subsidiar a modernização da gestão estadual do patrimônio natural, voltados à proteção, conservação e restauração da biodiversidade em áreas protegidas e Unidades de Conservação.

    O investimento é de 8 milhões de reais e o vínculo se estende até 2026. Com isso, o Simepar amplia seu braço ambiental, reforçando que a atuação da entidade, juridicamente constituída como um serviço social autônomo, vai além das previsões do tempo e temperatura, tão comuns à população paranaense.

    Além do Pró-Bio, a união com o IAT desenvolve ações em áreas como mudança climática, segurança de barragens e cadastramento ambiental rural, projetos que somados superam 20 milhões de reais. O diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza, comenta sobre a integração das duas instituições.

    O plano de trabalho do Pró-Bio prevê ações para fomentar a integração de projetos em andamento dentro da diretoria de Patrimônio Natural do IAT, como o Sigabio, Parques Paraná, Pró-Fauna, Sinais da Natureza e Paraná Mais Verde, entre outros. Serão três eixos de atuação.

    O primeiro deles se refere à vigilância e monitoramento de incêndios com ênfase nas UCs e nas Áreas Estratégicas para Conservação e Restauração da biodiversidade, com a inclusão de pontos adjacentes.

   O segundo eixo está relacionado ao monitoramento da biodiversidade com o desenvolvimento de algoritmos geoespaciais para a compilação e geração de mapas que possam auxiliar o IAT na gestão ambiental. Já o eixo três é voltado para o inventário do estoque e dos incrementos de carbonos das Ucs. O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, explica sobre o Pró-Biodiversidade.

    Com o investimento previsto de 4 milhões de reais, o IAT e o Simepar começaram em junho deste ano a segunda fase do projeto de gestão de segurança das barragens do Paraná. O Programa Paranaense de Mudanças Climáticas, Paraná Clima, foi implementado em 2020 como um plano de políticas e ações para apoiar a redução e gestão dos gases de efeito estufa na atmosfera.

   A base da proposta se dá por meio de propostas voltadas à prevenção, adaptação, monitoramento e mitigação quanto às origens, manejo e consequências desses gases, com destaque para o Plano Estadual de Mudanças Climáticas, o Selo Clima Paraná e o Poliniza Paraná. Esse recebeu aporte de quase 3 milhões e meio de reais do Estado.

   O diretor de Relações Institucionais e coordenador da área de inovação do Simepar, Flávio Deppe, explica sobre o contrato do Pró-Biodiversidade.

    Instalado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o Simepar completou 30 anos de atuação em 2023. É uma unidade de negócios que atende não somente o setor público, mas também empresas de mercado em projetos como o Monitor de Secas, o Alerta Geada e o VFogo PR.


Fonte AEN.


12/08/2023
15:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp