Paraná é o primeiro Estado a ter currículo unificado à BNCC.

Notícias

Paraná é o primeiro Estado a ter currículo unificado à BNCC.

"Além de ser alinhado com a proposta da BNCC, o novo referencial curricular paranaense destacou características históricas, econômicas, culturais e sociais do contexto paranaense.


Estadual


   O Paraná é o primeiro Estado do Brasil a aprovar um documento referencial curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e será implementado às propostas pedagógicas curriculares na rede de ensino estadual, municipal e particular de todo Estado, a partir de 2020.

   O processo de elaboração do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações foi organizado por um Comitê Executivo e construído em regime de colaboração entre Estado e municípios ao longo de oito meses. Nesse período, o documento recebeu mais de 75 mil contribuições de professores, gestores escolares, pesquisadores, alunos e representantes da sociedade civil.

   A secretária da Educação, Lucia Cortez destacou que o novo referencial curricular unificará o sistema de ensino no Estado e contribuirá para a articulação do processo de aprendizagem entre as redes de ensino estadual, municipal e particular em todo território paranaense. Ela explicou que um aluno, que eventualmente precise ser transferido de uma escola para outra, não será prejudicado com a perda de conteúdo e aprendizado porque encontrará na nova escola a mesma equivalência curricular.

    Além de ser alinhado com a proposta da BNCC, o novo referencial curricular paranaense destacou características históricas, econômicas, culturais e sociais do contexto paranaense.


Fonte: AEN-PR.


29/11/2018
09:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp